Os universitários que fazem parte do FIES precisam realizar o pagamento todo mês do boleto bancário, para evitar problemas. Portanto, se você precisa fazer o pagamento, mas está sem o boleto ou ele acabou vencendo, veja como fazer para imprimir a segunda via FIES Boleto Estudantil.
Primeiramente, antes de falarmos sobre a segunda VIA Boleto Estudantil, reforçamos que o programa de Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) criado pelo Ministério da Educação (MEC) foca em facilitar o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior em instituições privadas.
Basicamente, com FIES, o aluno começa a realizar o pagamento dos boletos mensais do seu curso somente após concluir a graduação e conta com o prazo máximo de 14 anos para quitar a dívida.
Portanto, o FIES funciona como um empréstimo ao jovem que deseja estudar, mas não consegue arcar com as mensalidades da graduação. Assim sendo, a maior vantagem do programa é que a dívida só começa a ser paga após a conclusão do curso.
Ou seja, quando o estudante já se encontra no mercado de trabalho e possui condições financeiras de pagar pelas mensalidades da faculdade.
Porém, esses boletos, por apresentarem um número maior de parcelas, possuem um valor mais baixo que as mensalidades do curso. No entanto, o boleto estudantil precisa ser pago mensalmente.
Mas, caso não chegue pelo correio, você precisa solicitar a segunda via FIES Boleto Estudantil. Por isso, confira aqui, como imprimir a segunda via deste boleto.
Como imprimir segunda via Fies Boleto Estudantil
Para imprimir a segunda via Fies basta acessar a internet. Isso porque a maioria dos boletos estudantis são feitos pela Caixa Econômica Federal. Então, confira como imprimir uma nova guia do boleto estudantil FIES:
Site da Caixa
- Acesse este link para ser direcionado automaticamente para a página de boletos do FIES da Caixa;
- Digite o CPF e a data de nascimento;
- Preencha o campo de código verificador;
- Em seguida, clique em “Iniciar Operação”;
- Por fim, escolha “Boletos em aberto”, salve o arquivo;
- Pronto! Agora com o boleto salvo você pode optar por imprimir para pagá-lo ou usá-lo em pagamentos digitais.
Vale ressaltar que a impressão precisa ser feita em horário comercial, das 9h às 19h, em dias úteis da semana.
No entanto, a segunda via Fies Boleto Estudantil também encontra-se disponível em qualquer Agência Caixa. Basta realizar sua solicitação presencialmente nos caixas.
Telefone Caixa
Existe ainda a opção de imprimir a segunda via FIES Boleto Estudantil pelo telefone que funciona como ligação ou no aplicativo WhatsApp, no número 0800 726 0505.
Banco do Brasil
Já para quem realiza o pagamento do boleto estudantil do FIES através do Banco do Brasil, veja como proceder:
- Acesse a seção “Produtos e serviços” do site oficial do Banco do Brasil;
- Role a tela até encontrar a opção “2 via do boleto ou atualizar vencido”;
- Informe o CPF e confirme;
- Salve o boleto para pagá-lo depois.
Caso não consiga imprimir pela internet, veja como proceder:
- Encontre uma agência do Banco do Brasil e solicite presencialmente a emissão da segunda via Fies Boleto Estudantil;
- Para realizar a solicitação pelo telefone, basta ligar para o número 0800-729-0722
Vale ressaltar que o mesmo procedimento é feito para quem precisa atualizar o boleto do FIES.
Débito automático Caixa
Outra opção que evita o esquecimento do pagamento ou a perda de boletos é o serviço de Débito Automático da Caixa. Assim, caso você queira conhecer mais sobre esta modalidade, basta acessar o Espaço Universitário no site da Caixa e clicar em “Conheça nossos produtos”.
Em seguida, você será direcionado para uma nova página com vários benefícios específicos para universitários.
Assim, você confere com detalhes a Conta Universitária da Caixa, que possibilita o débito automático para realizar os pagamentos do FIES.
Para quem deseja evitar os esquecimentos com os boletos, esta é uma ótima opção. Além disso, o Banco do Brasil também oferece este serviço, basta deixar o dinheiro do pagamento na conta.
Como pagar a segunda via fies boleto estudantil
Com o boleto do Fies no prazo do vencimento, ele pode ser pago em diferentes locais, por exemplo:
- Bancos e casa lotéricas;
- Pelo aplicativo do seu banco;
- Caixas eletrônicos.
Então, veja a seguir como fazer o pagamento do boleto do Fies com o cartão de crédito pelo aplicativo do seu banco:
- Acesse o app do seu cartão ou do seu banco;
- Clique na opção “pagamentos”;
- Em seguida, escaneie ou digite o código de barras do boleto do FIES;
- Escolha a opção “pagar com cartão de crédito” e confirme.
Não paguei o boleto, e agora?
Caso aconteça de você deixar de pagar o boleto e eles acabarem por se acumular, vale buscar uma negociação com a dívida, para evitar qualquer interferência na conclusão do curso.
No entanto, se a pessoa deixar de pagar os boletos do FIES após a conclusão do curso, independente do motivo, a Instituição irá incluir o nome do devedor em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa ou SPC.
Portanto, caso não pague o boleto FIES seu nome ficará sujo, seu score baixo e você ficará cadastrado como inadimplente, o que pode causar restrições de créditos.
Confira as faculdades que fazem parte do FIES
Existem muitas faculdades que fazem parte do programa estudantil FIES. Mas, para se ter ideia, reunimos em uma breve lista algumas das faculdades mais disputadas pelos estudantes. Confira:
- Universidade Potiguar (UNP);
- Universidade Paulista (UNIP);
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera);
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
- Centro Universitário Internacional (UNINTER);
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
- Centro Universitário de Santo Amaro (UNISA):
- Centro Universitário Braz Cubas.
Contudo, vale lembrar que a lista das universidades mudam a cada edição do FIES. Por isso, para ter acesso á lista completa e atualizada, acesse o site oficial do programa FIES.
Conclusão: Segunda via FIES Boleto Estudantil
Agora que você aprendeu a imprimir a segunda via do boleto estudantil do FIES, não esqueça de realizar o pagamento. Visto que, ao ficar inadimplente, muitas dificuldades surgirão ao precisar de crédito.
Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe com seus amigos, nas suas redes sociais, e ajude quem precisa da segunda via do FIES também.
Texto: Katia Kolodisz/ Publicação: Wesley Reis