Meu INSS fora do AR: Como simular aposentadoria

inss fora do ar aposentadoria

O sistema MEU INSS está fora do ar ou apresentando instabilidade desde os primeiros dias do ano de 2024.

Especificamente nos dias 15 e 16 de janeiro de 2014, houve um comunicado oficial sobre paralização nos serviços online do MEU INSS para ajustes e manutenção, contudo, a instabilidade se estende e já dura mais de uma semana e isso tem acarretado prejuízo e transtorno ao cidadão segurado.

Simular aposentadoria fora do Ar – Meu INSS

Em situação normal, com o sistema do INSS totalmente operante, é possível simular a aposentadoria, consultar tempo de serviço e outros serviços através do link https://meu.inss.gov.br/#/simulador e, é preciso admitir que o sistema é muito intuitivo e fácil de utilizar.

Para acessar o MEU INSS, é necessário ter o cadastro ativo e atualizado no sistema GOV.BR, utilizar CPF e senha e, se desejar, ter instalado o aplicativo “meu inss” no smartphone.

Mas quando o sistema está fora do ar? Como consultar e simular a aposentadoria? A incerteza, a falta de esclarecimento e a inexistência de uma agencia do INSS física em todas as cidades é algo que pode tirar o sono de muitas pessoas que estão prestes as se aposentar, por isso, trouxemos duas alternativas para Simular a Aposentadoria quando o sistema estiver fora do ar.

1ª – Dirija-se até uma Agencia do INSS:

Isso mesmo, se o sistema online não funciona é direito do segurado ser atendido de outra forma.

Junte todos os seus documentos pessoais e dirija-se até a agencia do INSS mais próxima da sua casa. Esta opção pode ser mais complicada uma vez que não são todas as cidades que possuem unidades físicas do INSS (Previdência Social).

Foto: Antonio Cruz/ (Arquivo) Agência Brasil
Segurados do INSS procuram postos de atendimento para fazer perícias médicas

2ª – Simule via telefone 135:

Esta também é uma excelente forma de entrar em contato com o INSS e solicitar esclarecimentos sobre seu tempo de serviço, contribuição e simular sua aposentadoria. Ligue para o telefone 135, gratuitamente, informe seus dados e aguarde o atendimento.

Esta forma de contato com o INSS é mais cômoda porém, como todo atendimento telefônico, pode ser que seja muito demorado e exija horas de espera até falar com um atendente.

 



Veja mais no Facebook



Confira também:

Sair da versão mobile