A cada início de ano é cobrado dos proprietários de automóveis o chamado Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, também conhecido como IPVA. Desse modo, é importante se atentar às datas para não perder o pagamento do imposto.
Portanto, se você deseja saber como gerar a sua fatura do IPVA e realizar o pagamento do imposto está no lugar certo. Ademais, neste post iremos dar todas as dicas e informações para ter acesso a sua fatura de forma rápida e prática.
Como gerar o Boleto ou Fatura do IPVA pelo site
O boleto do IPVA pode ser acessado por meio do site. Desse modo, você pode gerar a sua fatura de forma prática e sem precisar sair de casa. Portanto, para consultar o seu IPVA, você deve primeiro acessar o site do Detran do estado onde vive. Ademais, neste portal você também terá acesso a possíveis multas e débitos.
Portanto, veja a seguir como acessar e emitir a 2º via do seu boleto do IPVA:
- apesar de poder ser emitido por meio do site do Detran de cada estado, você também poderá ter acesso a partir do site Sefaz do seu estado;
- após, busque na aba de serviços a opção “IPVA” e clique;
- neste momento você poderá consultar todos os possíveis débitos do seu veículo, entre eles o IPVA;
- após, poderá ser solicitado o código do Renavam e a placa do seu veículo, assim como outros dados. Insira todos nos locais indicados pela página.
Desse modo você terá acesso aos boletos do IPVA, lembrando que você pode dividir o imposto geralmente em 3 parcelas.
Como Assinar Netflix via PIX ou Boleto; Veja este passo a passo
Como gerar o boleto pelo App
Alguns estados oferecem a emissão dos boletos do IPVA via app, como ocorre no Ceará que possui o app chamado “Meu IPVA“. Para acessar basta baixá-lo na Play Store ou na App Store. Desse modo, os motoristas cearenses podem ter acesso à emissão dos boletos do imposto.
Desse modo, busque no site do seu estado se já possui um app para emitir as suas faturas do imposto. Caso possua, poderá ter acesso pelo celular de forma ainda mais prática.
Importância de pagar em Dia a Fatura para evitar juros, multas e apreensão do veículo
É de grande importância efetuar o pagamento do IPVA em dia. Ademais, caso não efetue o pagamento em dia você deverá pagar multas que podem aumentar a cada dia de atraso. Além do mais, o seu nome pode acabar ficando “sujo” com as dívidas do IPVA.
A decisão mais drástica a ser tomada pelo Detran é a apreensão do veículo. Ademais, com as dívidas do imposto, não há como realizar o licenciamento.
Onde pagar a fatura do IPVA
Para realizar o pagamento da sua parcela do IPVA, primeiro é necessário emitir o DAE, gerado no site do Detran do seu estado ou também no site da Sefaz por meio da inserção de dados como Renavam e chassi do veículo.
Você pode realizar o pagamento das suas faturas em diversos locais. No entanto, cada estado possui as suas próprias regras. Normalmente, pode realizar os pagamentos nos principais bancos do país. Desse modo, basta ir ao Banco do Brasil, ao Itaú, à Caixa Econômica, entre outras agências bancárias conhecidas.