Conteúdo neste post:
O Cartão Construcard Caixa foi criado como forma de facilitar o financiamento do projeto de reforma.
Reformar a casa pode ser um processo empolgante, mas que requer muita atenção e planejamento, afinal existem diversas formas de custear o projeto, bem como profissionais disponíveis no ramo.
Reformas costumam comprometer boa parte do orçamento familiar, visto que os recursos e a mão de obra estão cada vez mais caros e os preços aumentam a cada dia.
Para facilitar a vida dos clientes, Caixa Econômica Federal criou o Construcard, como forma de ajudar as famílias com condições financeiras mais baixas ou que não dispõem da quantia total necessária para viabilizar uma obra de construção ou reforma.
Veja como o programa do Cartão Construcard funciona, seus benefícios e as condições de pagamento possíveis. E a primeira coisa a se saber é que o cartão é uma modalidade de financiamento.
O Construcard foi criado como uma linha de crédito, para que as pessoas possam realizar a compra dos materiais de construção necessários em lojas credenciadas pelo banco.
Como funciona o Construcard
Como já mencionado, o Construcard é um financiamento que se divide em duas etapas; são elas a utilização e a amortização. Vamos entender como cada uma delas funciona.
Na etapa de utilização, é feita a liberação do cartão para compras relativas a obra, podendo ser usado em lojas de materiais de construção na forma de cartão de crédito.
A etapa de amortização é onde ocorre a quitação da dívida, de forma que as parcelas serão debitadas diretamente na conta corrente do contratante. O valor não sofrerá alteração, ou seja, permanece o mesmo até o final do contrato.
Entretanto, para solicitar o Construcard, o cliente deverá oferecer uma espécie de garantia para prosseguir com a operação. Atualmente a Caixa aceita alienação fiduciária de automóvel ou imóvel, caução de depósito e aplicação financeira como formas de garantir esta modalidade de crediário.
Uma das vantagens que podem ser oferecidas conforme o perfil do cliente é a atualização das condições de pagamento, podendo estender os prazos de pagamento para até 240 meses com juros atrativos na faixa de 2,5% ao mês.
Quem pode contratar o Construcard Caixa
A Caixa Econômica Federal é pioneira em oferecer soluções e facilitar o acesso de créditos à população, porém os interessados em contratar qualquer modalidade de crédito precisam cumprir alguns requisitos.
Se tratando do Construcard, o cliente deverá:
- Ter, pelo menos, 18 anos completos ou ser emancipado;
- Ser pessoa física;
- Possuir conta corrente na Caixa;
- Ser aprovado na avaliação de crédito.
Quais as vantagens e desvantagens do Construcard Caixa
Em primeiro lugar, se a intenção do cliente ao contratar o financiamento for a compra de material de construção, o cartão é sim uma ótima alternativa, especialmente pelas condições e facilidade no pagamento.
Além disso, caso o contratante more de aluguel, utilizar o Construcard Caixa pode ajudar no processo de construção da casa própria, fazendo com que a pessoa saia da dívida do aluguel.
Porém, uma desvantagem que pode desagradar alguns é o fato de não ser possível custear a mão de obra do projeto, como arquiteto, por exemplo. Outra desvantagem é que nem todas as lojas de materiais aceitam o cartão.
Como simular o financiamento do Construcard
Atualmente, a linha Construcard Caixa oferece um simulador onde é possível consultar os prazos e condições de pagamento. Importante ressaltar que quanto melhor for o relacionamento do cliente com o banco, melhores as condições oferecidas.
É de extrema importância realizar a simulação para entender e comparar se as parcelas, bem como as taxas de juros, cabem no orçamento familiar do cliente, garantindo que não haverá atraso nos pagamentos.
A simulação pode ser feita no próprio site da Caixa; basta preencher com as informações solicitadas e pronto, todas as condições e prazos serão mostrados para que o cliente escolha o melhor ou mais viável para seu orçamento mensal.