Como pagar boleto com o cartão de crédito

Boletos serão compensados no mesmo dia a partir de 15 de março de 2024

A partir do dia 15 de março de 2024 uma nova modalidade de compensação bancária, podendo ser chamada de D+0, entrará em vigor para todos os boletos bancários que forem pagos até as 16h30.

Dessa forma, o pagamento e a identificação da quitação passa a ocorrer no mesmo dia trazendo certa agilidade nos mais diversos tipos de negociação. No entanto, essa mudança estará sujeita aos contratos estabelecidos entre empresas ou operadoras de serviços e as instituições financeiras e aqueles pagamentos de boleto realizados após o horário mencionado serão compensados comente no próximo dia útil.

A medida, que atualmente abrange 136 bancos, torna-se obrigatória e tem como objetivo proporcionar maior agilidade nas transações financeiras. Segundo a Febraban, essa alteração não afetará diretamente quem paga o boleto, mas sim o credor, que receberá o valor de forma mais rápida.

A mudança trará benefícios ao comércio, especialmente ao comércio online, permitindo entregas mais rápidas e recebimentos antecipados” – declarou Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban.

Inicialmente, estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia, enquanto os restantes 43% serão compensados no prazo D+1. No futuro, a intenção é estudar a possibilidade de trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0.

Em 2023, foram pagos 4,2 bilhões de boletos bancários, totalizando um montante de R$ 5,8 trilhões movimentados no país. Qualquer pessoa física ou jurídica pode emitir boletos bancários, desde que possua uma conta bancária e contrate o serviço junto ao banco.

Os boletos bancários foram instituídos pelo Banco Central em outubro de 1993 e entraram em vigor em janeiro de 1994, no mesmo período em que o Brasil implementou o Plano Real, que trouxe estabilidade à moeda e à inflação. (Com informações: Folha de SP).

Boletos serão compensados no mesmo dia a partir de 15 de março de 2024

Boleto no mesmo dia ou PIX?

Quem paga um boleto via código de barras ou linha debitável tem dinheiro na conta para pagar o mesmo valor via PIX, concorda?

Dessa forma, é preciso admitir que somente o credor terá algum benefício com a nova modalidade de compensação de boletos, afinal, quem paga pode optar pelo pagamento via PIX, a qualquer horário, dia útil ou não, e ter agilidade bem superior ao sistema de boleto.

Além disso, todos sabem que existe taxa de emissão de boleto, devedor ou credor vão pagar esta conta por utilizar o serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima