registrato banco central do brasil

Acessar o Registrato do Banco Central e consultar os valores a receber

No fim de 2021, o Banco Central lançou um sistema de consulta que permite aos cidadãos checar se têm dinheiro a receber de instituições financeiras. Um dinheiro a mais na conta sempre é bom, correto? Ainda mais se esse dinheiro surgir de contas antigas das quais você nem lembrava mais que existiam.

Ao final de 2021, o Banco Central disponibilizou aos brasileiros o Sistema de Informações de Valores a Receber – SRV, que permite consultar recursos remanescentes de pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, muitas pessoas que no passado eram clientes de determinado banco e acabaram esquecendo ou, por algum motivo, a instituição fechou, podem ter deixado algum resquício de dinheiro nas contas.

É possível consultar o saldo das contas encerradas, parcelas de empréstimo e tarifas que foram cobradas indevidamente, bem como recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio. De acordo com um levantamento feito pelo Banco Central, há cerca de R$8 bilhões a receber dos bancos, e a maioria dessas pessoas desconhece os valores que lá constam.

Acessar o Registrato do Banco Central e consultar os valores a receber
Imagem: Site Valores a Receber Banco Central

Como realizar a consulta desses valores?

Provavelmente você ficou curioso para saber se possui algum valor pendente a receber. Os interessados podem acessar a página https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/, informar o número do CPF ou CNPJ de e ter o nível prata ou ouro de autenticação junto ao sistema do governo.

Se não tiver esses níveis de acesso, o cliente deverá acessar o portal através da plataforma do Banco Central. Para isso, será necessário criar um login no Registrato, via Internet Banking de algum banco em que se tenha conta.

  • Se ao acessar o sistema, o cliente notar que há saldo a ser recebido, poderá sacá-lo de duas formas:
    Caso apareça a mensagem “Solicite aqui” significa que o banco do usuário aderiu ao termo do BC que prevê a devolução do valor via Pix na em até 12 dias úteis;
  • Caso haja um símbolo de telefone indicando “Solicitar via instituição” o consumidor tem valores a receber, porém o banco não aderiu ao termo do BC. Neste caso, o cliente deverá entrar em contato com seu banco.

Importante ressaltar que os valores de contas anteriores ao ano de 2001 não aparecerão neste sistema. Nesse caso, o cliente precisará pesquisar pelo nome da instituição que ele julga ter saldo a receber.

Quais outras formas de realizar esta consulta?

Após apresentar diversas falhas e lentidão devido ao excesso de demanda na consulta, a nova ferramenta do Banco Central acabou ganhando um site exclusivo que permite aos cidadãos consultarem possíveis créditos.

As consultas na nova plataforma estão liberadas desde o dia 14 de fevereiro exclusivamente no endereço www.valoresareceber.bcb.gov.br.

Ressaltamos que não existe a possibilidade de consultar ou solicitar os valores através do site principal do Banco Central nem através do sistema Registrato. Todas as consultas serão feitas exclusivamente no link mencionado acima.

Preste atenção para não cair em golpes! O único site para consulta e solicitação no sistema é o vinculado ao sistema do BC, que não envia links ou mensagens de texto.

Redação: Bruno Teles/Revisão: Wesley Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima